O objetivo do projeto é que com o projeto e a didática do experimento, as crianças se interessassem e despertassem o instinto curioso em reconhecer o lugar em que vivem, a razão do forte investimento agropecuário na cidade e região, e também se tornarem curiosos sobre quaisquer outros temas que elas se interessem.
Dada a razão, com um planejamento de passarmos uma tarde em alguma creche municipal ensinando as crianças o clássico experimento escolar de plantar feijões em um copinho plástico, os interactianos a partir do experimento, explicariam à elas sobre a importância da natureza local e o quanto ela nos beneficia no dia a dia sem ao menos percebermos, que nos vem como fonte de alimento, equilíbrio climático e entre outras características.
A razão do projeto deu-se a partir da análise do clube perante a falta de incentivo e falta de acesso nas escolas desde uma jovem idade, sobre a natureza local e sua importância para o dia a dia da população Guararapense, em específico o setor agropecuário. Com a execução do projeto as crianças despertariam o instinto curioso a partir da didática dos interactianos e entenderam a mensagem passada.
Os beneficiários do projeto incluem as crianças da creche municipal e os associados do Interact Club de Guararapes. As crianças ao entrarem em contato com o tema abordado de forma lúdica e educativa, se interessaram pelo tema e ficaram muito felizes ao colocar as mãos na massa e também com a visita dos interactianos. Já os interactianos puderam aprender a lidar mais afundo com o público infantil, esse que exige paciência e calma ao tentar ensiná-los.
Projeto no qual o Interact Club de Guararapes realizou uma tarde lúdica e educativa em uma creche local, ensinando as crianças a importância da natureza local.
Com todo o projeto finalizado, o Interact Club de Guararapes concluiu seu objetivo com o projeto em despertar a curiosidade e o despertar do saber perante o tema nos pequenos Guararapenses.
O projeto se deu início de planejamento logo na primeira semana após o lançamento oficial feito pela MDIO Interact Brasil sobre quais seriam os temas da Semana Mundial de Interact da gestão 2024/25.
O dia 2 (dois), cujo lema homenageado seria o da gestão 1965/66, "Ação, Consolidação, Comunidade", tinha o objetivo de desenvolver trabalhos para um futuro mais sustentável e limpo para as novas gerações. Dessa forma, a ideia perfeita surge a partir do princípio de conscientização, já que o foco é um futuro melhor, nada melhor do que conscientizar e educar o nosso futuro. Assim, o presidente Ryan Kunio, entrou em contato com sua mãe - que trabalha na creche onde fora realizado o projeto -, para que ela nos desse a bandeira verde em prosseguir com o projeto no local.
Enquanto era esperada a resposta dos diretores da creche e um retorno da mãe do presidente, o clube se prontificou de qual maneira seria abordado o tema de natureza local, como faríamos essas crianças entenderem a importância e o que significam as plantações na região e na cidade? De que forma elas entederiam a mensagem a ser passada? E foi assim que o Interact Club de Guararapes decidiu realizar o clássico experimento escolar de plantar feijões em um copo plástico. Fora montado um roteiro sobre como abordaríamos o passo a passo do experimento de forma lúdica e de forma que eles entendessem a mensagem esperada a partir de uma história fictícia sobre a importância dos feijões no nosso dia a dia e as plantações da cidade.
Em alguns dias se teve a resposta dos educadores da creche e autorizada a presença do Interact durante a tarde. No dia do projeto o clube fora recebido de forma extremamente calorosa e entusiasmada pelas crianças, ao entrarem na sala de aula designada, organizaram os alunos para que cada um recebesse os materiais necessários para a execução do experimento e assim começada a explicação do experimento. Ao contarem a pequena história, os pequenos se mostraram entusiasmados e curiosos sobre os feijões e as plantações, e assim executaram o que lhes fora designado de forma praticamente imediata a partir do auxílio dos associados, e assim, o projeto foi executado com sucesso.
As crianças não querendo deixar os associados irem embora tão cedo, prometeram que entrariam em contato assim que os feijões começassem a nascer, e com a promessa efetivada os interactianos encerraram o segundo dia da SMI.
Houveram desafios na comunicação com a creche, que demorou à entregar uma resposta de forma rápida para a presença do clube na escola no dia solicitado, o que acabou atrasando alguns processos.
O despertar curioso e a compreensão do tema fora atendida e realizada nos pequenos, entenderam sobre a importância da natureza local e o quanto ela nos beneficia no dia a dia sem ao menos percebermos, que nos vem como fonte de alimento, equilíbrio climático e outros fatores. Alguns dias após o projeto, foram enviadas para o Interact Club, fotos das crianças com os copinhos e os feijões crescendo, pedido esse que segundo as professoras, os próprios alunos pediram para que as fotos fossem enviadas.
Houveram impactos perante a cidade, projeto este que incentivou outras instituições escolares à buscarem o Interact para uma visita, o que influencia na imagem do clube para a cidade, e também impactos dentro do clube, projeto este que despertou o interesse em mais projetos voltados para este tipo de público nas outras variadas escolas da cidade.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios