Pegue um livro se quiser, deixe um livro se puder...

por Rotary Club de Campo Grande-Pantanal

Presidente Célio Cavalcanti, do Rotary Club de Campo Grande - Pantanal, trabalhando na separação dos materiais recebidos.
Presidente Célio Cavalcanti, do Rotary Club de Campo Grande - Pantanal, trabalhando na separação dos materiais recebidos.

Agir é função inerente ao Rotary: observamos a comunidade, identificamos possíveis deficiências e intervimos com a segurança de que teremos sucesso. 

É sabido que a educação em boa parte de nosso país é precária. Além disso, o incentivo à leitura quase não existe. Assim, tendo isso em vista, a família rotária de Campo Grande realizou, em parceria com a TV Morena e com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, uma grande campanha de arrecadação de livros para serem disponibilizados a diferentes comunidades locais, atendendo, desse modo, a uma das principais área de enfoque do Rotary: educação básica e alfabetização. Demos ao projeto o nome "Pegue um livro se quiser, deixe um livro se puder".

Para tanto, realizamos a divulgação por mais de mês e, ao todo, conseguimos arrecadar cerca de 11.400 livros e revistas, desde as clássicas poesias às divetidas histórias em quadrinho de Maurício de Sousa. Com este montante maior que o esperado, cada clube firmou parceria com escolas da cidade, para as quais disponibilizamos parte da arrecadação. Ainda neste sentido, a fim de garantir o acesso comunitário à leitura gratuita, distribuímos pela cidade 18 "casas de leituras" que serão reabastecidas regularmente pelos livros arrecadados. 

Com este projeto, temos a expectativa de que o ciclo da leitura não se cesse. Neste sentido, retirar um livro quando desejar e depositar um livro quando possível é o caminho para manter o fluxo ativo. Esperamos, com isso, estimular sonhos, desenvolver a criatividade e criar futuro para as pessoas de nosso país, independentemente da idade, desde o presente. 

Ficou inspirado? Se você quer contribuir conosco, mas não sabe como, é simples: pegue aquele livro empoeirado que não usa mais, jogado em um canto, e doe. Não para nós! Doe para uma criança! Doe para quem não tem! Doe pelo bem do próximo! Doe pelo brilho nos olhos de quem recebe! Doe-se ao bem maior!

Fotos

Localizar site dos clubes